O projeto Smart City, desenvolvido no âmbito dos Clubes de Ciência e acompanhado por bolseiros do programa Engenharia para Todos (EpT), continua a evoluir de forma notável nas três escolas que deram início à iniciativa no ano letivo anterior: Escola Luís de Freitas Branco, Escola Camilo Castelo Branco e Escola Conde de Oeiras.
Ao longo deste segundo ano de trabalho, tem sido evidente a progressão das competências dos alunos. Muitos já dominam com confiança ferramentas de modelação 3D, criando estruturas e elementos urbanos cada vez mais complexos e realistas para as suas cidades inteligentes. Este avanço abre agora caminho para uma nova fase do projeto, centrada no reforço das competências em eletrónica e programação com Arduino, permitindo integrar sensores, iluminação inteligente, sistemas de aviso e outras funcionalidades típicas de uma smart city moderna.
As cidades criadas pelos alunos continuam a crescer — não apenas em dimensão física, mas também em criatividade, rigor técnico e integração de soluções que simulam desafios reais das sociedades urbanas. Ao longo deste processo, o projeto tem promovido o desenvolvimento de um conjunto alargado de competências essenciais: trabalho em equipa, curiosidade científica, capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico e comunicação, entre muitas outras.
Este é um projeto anual que se tem afirmado como uma oportunidade única para os estudantes explorarem, de forma prática, conceitos de engenharia, tecnologia e sustentabilidade, sempre com o acompanhamento próximo de jovens investigadores e bolseiros do Engenharia para Todos.
A continuidade e o entusiasmo demonstrados pelos alunos confirmam o impacto positivo desta iniciativa na formação de futuros cidadãos mais informados, criativos e tecnologicamente habilitados.

